Sábado passado testamos aqui em casa um prato que eu já vinha planejando há algum tempo. É que estamos diversificando bem o nosso cardápio à base de frango, por já estarmos um pouco cansados da carne vermelha. Eu, particularmente, depois da gastroplastia, venho evitando-a; quando a como, é sempre em pouquíssimas quantidades e, somente se, tratar-se de uma carne muito macia. Enfim, estamos, apreciando mais o frango. E fui atraída por esta receita por se tratar de uma maneira simples de fazer e resultar num frango delicioso. O resultado é surpreendente e, sobretudo, no final, fica difícil comparar o que é mais delicioso, se o prato principal ou o acompanhamento (a batata). Experimentem e me digam qual foi a sensação.
Frango assado com batatas
Categoria: Aves
Cozinha: Brasileira
Temperatura: Quente
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 30 minutos + o tempo de forno
Rendimento: 4 porções
Se preferir, antes de assar este frango, coloque-o em uma tigela grande, regue com suco de limão, junte louro e zimbro e deixe marinar coberto com filme plástico, em local fresco, por cerca de 2 horas.
Ingredientes:
1 frango inteiro de cerca de 1,2 kg
1 limão
3 fatias finas de bacon
1 ramo de alecrim
4 folhas de louro
1/2 xícara (chá) de vodca
3 cebolas roxas médias cortadas em gomos
1 dente de alho
2 ramos de tomilho
700 g de batatas descascadas
manteiga
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo:
Ligue o forno à temperatura média. Lave e seque bem o frango e tempere com sal e pimenta-do-reino por dentro e por fora. Coloque dentro do frango o limão inteiro, as fatias de bacon, o alecrim e o louro. Disponha o frango em uma caçarola que possa ir ao forno, regue com a vodca, junte a cebola e o alho, sem descascar. Leve ao forno por 50 minutos, regando de vez em quando com o caldo de cozimento. Corte as batatas em palitos bem finos, enxugue e tempere com sal e pimenta-do-reino. Distribua 1/4 das batatas em uma frigideira antiaderente untada com manteiga, mantendo-as compactas, e cozinhe-as em fogo médio, achatando-as com uma espátula até que fiquem douradas. Vire as batatas com um prato, como se fosse uma omelete, e doure do outro lado. Repita a operação mais três vezes. Retire o frango do forno, corte-o em 4 partes e sirva sobre o rösti de batatas. Complete com a cebola, polvilhada com folhas de tomilho.
Fonte: Revista Água na Boca; Via: Terra Culinária. A foto é minha.
Que maravilha! Estou salivando...
Posted by: Elvira | 13-10-2005 at 14:57
good
Posted by: marilia | 03-10-2007 at 06:49