Por Paulo Neto
A gastronomia mesclada ao cinema já assou ótimos filmes, como "A Festa de Babette" e "Como Água para Chocolate". Este aqui, exemplar da Grécia, exibe a cozinha mediterrânea, misturada com as ervas do oriente (pois a trama também se ambienta em Istambul, na Turquia), e todas as suas cores e cheiros que parecem invadir a sala de cinema.
"A Touch of Spice" (o título que recebeu nos EUA) conta a história de um garoto grego que recebe aulas de gastronomia do seu avô-mentor, que sempre lhe ressalta a importância dos temperos e das especiarias na culinária e em nossa vida. A trama se divide entre Atenas e Istambul e tudo é muito linear, tradicional, simpático e envolvente. No roteiro, a astronomia chegaa ser comparada com a gastronomia, fazendo com que os corpos celestes recebam nomes de legume e raízes, e evoquem suas temperaturas e cheiros. Algo como "a pimenta é quente e ardente, como o sol....".
Fanis, o protagonista, é interpretado pelo ator francês ( ! ) Georges Corraface. A trilha sonora é uma maravilha, composta por Evanthia Reboutsika. Há um caloroso clima familiar, que nos faz lembrar de "O Casamento Grego" (My Big Fat Greek Wedding) e os atores são carismáticos. O garoto que faz o protagonista quando criança, Markos Osse, é um encanto. Uma das tias sofre de Parkinson e, à medida que sente emoções fortes, ou ao ouvir o ruído de um liquidificador, cura-se da doença, para depois readquiri-la, e isso é mostrado de forma hilariante.
É na verdade uma auto-biografia do diretor, que viveu entre a Grécia (onde tornou-se astrofísico) e a Turquia (onde cresceu) , envolvido em culinária e amores transcontinentais. Fez gigante sucesso na Grécia e foi o enviado para tentar uma vaga no OSCAR de Filme Estrangeiro. Não conseguiu.
É um filme muito bonito e bem-acabado, de ótima digestão. O que "Sideways" fez com os vinhos e as uvas, este aqui fez com as especiarias e as ervas. E a tela é inundada de aromas de canela, cominho, noz-moscada, pimentas e comidas típicas como o famoso "moussaka", prato típico feito com berinjela e carne de cordeiro. É conveniente que chefs de cozinha vejam. É depois da sessão pode-se escolher um restaurante grego ou asiático de São Paulo e deliciar-se ao longo de discussões gastronômico-cinéfilas.
(Paulo Neto)
Via: Cineminha
Inspirado em além_da_imagem
Título no Brasil: O Tempero da Vida
Título Original: Politiki kouzina / A Touch Of Spice
País de Origem: Grécia / Turquia
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 108 minutos
Ano de Lançamento: 2003
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.: Imagem Filmes
Direção: Tassos Boulmetis
FESTIVAL DE CINEMA HESSALONIKI
Vencedor de Melhor Filme
Vencedor de Melhor Diretor
Vencedor de Melhor Roteiro
Será que vocês conseguiriam ver esse videozinho aqui?
Deve ser um filme realmente delicioso.
Posted by: Elvira | 27-10-2005 at 07:26