"Último verbete nos dicionários de gastronomia, nem por isso sua importância, na culinária, é colocada em segundo plano. Ao contrário, ele tem papel fundamental na fabricação do gim e o seu sabor inconfundível aromatiza conservas, marinadas, picles, pratos à base de repolho, batata, carnes de caça e aves.
Muito usado na culinária escandinava, o zimbro é uma espécie de pinheiro, cuja altura atinge 5 metros. Os frutos, em forma de bagas, nascem verdes e, após três anos (período necessário para o completo amadurecimento), tornam-se arroxeados, quase pretos. As bagas são carnosas e contêm sementes extremamente aromáticas e de sabor marcante. Na Itália, são chamadas de ginepro (do latim iuniperus) e, entre nós, de zimbro.
Anti-séptico e calmante, ele tem amplo uso medicinal e é indicado para combater problemas digestivos e renais. Mas é nos pratos que ele revela todo o seu aroma, enriquecendo sabores e adicionando refinamento às receitas. O zimbro já é facilmente encontrado em nossos supermercados e deve ser guardado em recipiente bem fechado para preservar seu aroma inconfundível".
Via: Revista Onde Comer
gostaria que me arranjassem receitas de várias formas de fazer licor de zimbro
Posted by: vanda silva | 05-01-2009 at 21:17