Há vários dias que se esgotou o estoque de molhos picantes aqui em casa. Elias é viciado na pimenta e só compra aqueles prontinhos das prateleiras dos supermercados. E, por ser um pouco muquirana, gastar seu dinheirinho com inovações gastronômicas... nã-nã-nin-nã-não! Refinamentos à mesa, ou melhor, desprendimentos no consumo com iguarias que estão um pouco além do nosso cotidiano, só quando euzinha detenho la$tro para ir às compras do supérfluo. O maridinho não abre o bolso para extravagâncias. Visitar delicatessen, patisseries, importadoras de alimentos e bebidas, só se eu for comprar. Claro que ele participa, dá palpites, adora comer o que é bom e é um bom glutão. Mas, não passa disso.
Então, na falta dos molhos, resolvi arregaçar as mangas. Busquei na net duas receitas que me pareceram mais práticas e que envolvessem os ingredientes mais comuns por aqui. As pimentas, E. buscou-as em feira livre. E, bem, publico aqui o resultado. E, como não sou fã de molhos muito picantes, o ardor ficou na medida do meu paladar. Os mais exigentes da família, aprovaram e continuam repetindo.
Agora, vamos à experiência. Quando trabalhamos com pimentas, é recomendável cobrir as mãos com luvas descartáveis ou saquinhos plásticos. Devemos escolher as pimentas inteiras e durinhas, descartando as murchas e machucadas. Em seguida, é preciso remover os cabos, e lavá-las bem. Devemos atentar também para o fato de que a pimenta congelada fica muito mais forte que a fresca.
O molho de pimenta pode ser feito utilizando água, acido acético (vinagre), sal e pimenta ou azeite. No caso da utilização de azeite, deve-se tomar o cuidado ao liquefazer para não virar maionese.
Foto: Gettyimages, de Sergio De Divitiis.
Pimentas em conserva
Categoria: Acompanhamentos
Cozinha: Brasileira
Temperatura: Frio
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 55 min
Rendimento: 950 g
Ingredientes:
1 xícara (chá) de pimenta-do-reino fresca em grãos
4 dentes de alho amassados
1 xícara (chá) de pimenta malagueta limpa
1 xícara (chá) de pimenta dedo-de-moça limpa
2 e 1/2 xícaras (chá) de azeite de oliva
2 folhas de louro
1 xícara (chá) de pimenta-de-bode limpa
Modo de Preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite de oliva e doure o alho. Adicione as folhas de louro e retire do fogo. Deixe o azeite amornar por 10 minutos. Em seguida, pegue dois vidros médios esterelizados com tampa, com capacidade para 1/2 litro cada um e faça camadas alternadas das pimentas. Despeje o azeite com o alho, cobrindo as pimentas e tampe os vidros. Guarde na geladeira ou em temperatura ambiente por até 6 meses.
Se preferir, use metade do azeite de oliva e metade de óleo de milho. Para deixar as pimentas com sabor menos picante, substitua o azeite por vinagre. Sirva com carnes.
Fonte: Revista Água na Boca; via Terra Culinária.
Molho de Pimenta Marú
Esta receita é da família de Ida Guilhermina Bormann Navarro, tradição de mais de 150 anos.
Ingredientes:
1 lata de massa de tomate pequena
2 cabeças de alho
2 copos de vinagre
10 pimentas ardidas sem semente
1 pacote pequeno de orégão
1 pitada de açúcar
sal a gosto,
10 folhas de louro
Confecção:
Bater o molho no liquidificador.
Fonte: Tio Sam .
Foto: Minha, dos molhos feitos por mim.
Up date: Ana Isabel, sobre as pimentas, você pode obter muitas informações técnicas no site do Sistema Brasileiro de Respostas Técnicas. Lá, em mais ou menos quatro páginas, você saberá sobre o cultivo e a industrialização de pimenta, bem como fixador de fragância.
Os molhos caseiros são sempre muito melhores. Eu faço quase tudo.
Posted by: Elvira | 15-11-2005 at 11:49
hm, eu gosto desses molhos, mas nunca peitei fazer. agora que voce deu as receitas, vou me animar. beijao! :-)
Posted by: Fer | 15-11-2005 at 13:42
Esse vermelhinho, o Marú, não é picante e creio que vai acabar logo, porque todo mundo adorou. Até eu, que não sou chegada nas pimentas, tô comendo todos os dias. Quem inventou essa receita sabe das coisas; não é à toa que reina há mais de um século!
Posted by: Gorete | 16-11-2005 at 10:30
gostaria de informações sobre as pimentas.
Posted by: ana isabel trindade galvao | 04-07-2006 at 17:57
gorete, que tesouro essa receita! já guardei aqui e espero fazê-la em breve!
obrigada!
Posted by: Dadivosa | 20-10-2006 at 11:39
Gostaria de obter informações mais detalhadas sobre conserva e industrialização de pimentas.
Posted by: Carlos Andrade | 09-11-2006 at 15:15
Gostaria de como fazer pimentas em conserva. Não encontrei no seu site. Gostaria de fazê-las inteiras nos vidros. Aguardo resposta
Guida
Posted by: Guida Regina Barros | 25-11-2006 at 20:01
Gostaria de saber se posso conserva-las em vidros?
Como higienizo um vidro?
Se preciso usar anti-mofo?
Qual a validade (quanto tempo dura)?
Posted by: Fabiana Cristina Furquim | 02-02-2007 at 13:08
Fiquei muito interessado pelo assunto,pois quero cultivar pimentas comerciais. Sou um apaixonado por pimentas,porém um ignorante no assunto.Quero saber tudo sobre pimentas.Molho, compotas, doce, torrada, moída, enfim o que der para fazer.Agradeço antecipadamente as informação dadas.
Posted by: Murilo Virgílio Medeiros | 04-06-2007 at 10:50
Onde comprar pimentas no Rio de Janeiro,gostaria de começar a produzir,plantar e produzir molhos caseiros.
Posted by: Evandro mira | 20-06-2007 at 16:26