My Photo

Meus outros Blogs

Meu 2º Blog

  • Ecognitiva
    Cinquentona assumida, administradora, tecnologista, doutoranda em educação; paraibana, um marido, um filho, um cachorro.

Visitas

*****

  • www.flickr.com
    This is a Flickr badge showing public photos from feito em casa. Make your own badge here.

******

  • Add to Technorati Favorites

« Soja e Companhia | Main | Ôooops! »

14-11-2005

Comments

Gostaria de receber Email com receitas de pimentas em conserva.obrigado

Fiz a conserva de pimenta como indicado, mas depois de um tempo começou a ficar com uma espuminha branca. Esterelizei os potes com o maior cuidado. Uma amiga que fez tb teve esse "problema". O que pode ser?

oi ...vou tentar fazer essa receita de molho de pimenta mas tenho algumas duvidas... qual a medida dos copos de vinagre? e qual vinagre devo usar branco ou tinto?
obrigado cleberbom@ig.com.br

Ola! As minhas conservas, com 1 mes, tem ficado turvas. Isto é da fermentação? Sera que se eu fizer o branqueamento consigo melhorar a estética? Tambem acontece outra coisa as pimentas sobem na garrafa (boiam) e fica um dedo de vinagre embaixo. Esteticamente não fica bonito.
Qual a tecnica de branqueamento..

gostaria de saber se fica bom adicionar alguma bebida alcoolica

Olá, montei um vidro de pimenta em conserva, a base de vinagre de alcool e com procedimento de fervura e branqueamento e lacrei com uma rolha, porém após alguns dias ao abri-lo, o liquido saiu com muita pressão, vc saberia me explicar algum procedimento para que isso não aconteça? Será ar ou fermentou? Muito obrigado

oi! Gostaria de preparar conserva de pimenta dedo de moça corretamente para que não fique com espuma branca depois de algum tempo. E também quero aprender a esterelizar os potes adequadamente. Obrigada

Olha, que coisa maravilhosa,
traga para nós!

Vamos por partes, tentar esclarecer alguns desses tópicos:
Tanto a "espuminha branca" quanto a pressão dentro do pote é fermentação, provocada por bactérias. Caso tenha azeite na conserva, existe risco de botulismo. Isto é muito sério e pode ser até fatal. Conservas feitas com azeite devem ser guardadas na geladeira. O ideal é fazer as pimentas apenas com vinagre de álcool com graduação alcóolica de 4 a 6% (este último é o melhor). Deve ser utilizada a calda ácida, feita com um copo de vinagre, uma colher de sopa de açúcar e uma colher de café de sal. Ferve-se esta mistura até entrar em ebulição e despeja-se fervendo sobre as pimentas que já estão nos vidros. As pimentas devem ter sido "branqueadas", isto é, jogadas por 20 segundos na água fervendo e imediatamente em água gelada com cubos de gelo para parar o cozimento. Os vidros também devem ter sido rigorosamente esterilizados, deixando-os ferver durante 20 minutos. Após o enchimento do vidro, tampa-se imediatamente e coloca-se o vidro dentro de um caldeirão para ferver durante mais 15 minutos e desliga-se o fogo, deixando o vidro dentro da água até que ela esfria. Se o vidro não for aberto, as pimentas se conservam até por 1 ano. Repito: nada de azeite.
Quanto ao escurecimento deve-se ao sal de cozinha refinado, que contém iodo. Use sal marinho, encontrado em casas de produtos naturais. Na internet podem ser encontradas muitas informações sobre pimentas. O site www.pimentas.org é uma referência em língua portuguesa sobre o assunto e o cadastramento é gratuito. Se houver interesse em comercializar ou em processos industriais, o caminho pode ser uma consulta ao Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT (http://sbrt.ibict.br/pages/index.jsp;jsessionid=C4089FDD38BF207EC44325D1FEC26C36). Lá podem ser encontradas respostas a dúvidas como essas e se não existir nenhuma resposta pronta, pode-se postar uma consulta gratuita.

The comments to this entry are closed.

AddThis Social Bookmark Button

-----------

  • Divulgue o seu blog!