Há vários dias que se esgotou o estoque de molhos picantes aqui em casa. Elias é viciado na pimenta e só compra aqueles prontinhos das prateleiras dos supermercados. E, por ser um pouco muquirana, gastar seu dinheirinho com inovações gastronômicas... nã-nã-nin-nã-não! Refinamentos à mesa, ou melhor, desprendimentos no consumo com iguarias que estão um pouco além do nosso cotidiano, só quando euzinha detenho la$tro para ir às compras do supérfluo. O maridinho não abre o bolso para extravagâncias. Visitar delicatessen, patisseries, importadoras de alimentos e bebidas, só se eu for comprar. Claro que ele participa, dá palpites, adora comer o que é bom e é um bom glutão. Mas, não passa disso.
Então, na falta dos molhos, resolvi arregaçar as mangas. Busquei na net duas receitas que me pareceram mais práticas e que envolvessem os ingredientes mais comuns por aqui. As pimentas, E. buscou-as em feira livre. E, bem, publico aqui o resultado. E, como não sou fã de molhos muito picantes, o ardor ficou na medida do meu paladar. Os mais exigentes da família, aprovaram e continuam repetindo.
Agora, vamos à experiência. Quando trabalhamos com pimentas, é recomendável cobrir as mãos com luvas descartáveis ou saquinhos plásticos. Devemos escolher as pimentas inteiras e durinhas, descartando as murchas e machucadas. Em seguida, é preciso remover os cabos, e lavá-las bem. Devemos atentar também para o fato de que a pimenta congelada fica muito mais forte que a fresca.
O molho de pimenta pode ser feito utilizando água, acido acético (vinagre), sal e pimenta ou azeite. No caso da utilização de azeite, deve-se tomar o cuidado ao liquefazer para não virar maionese.
Foto: Gettyimages, de Sergio De Divitiis.
Pimentas em conserva
Categoria: Acompanhamentos
Cozinha: Brasileira
Temperatura: Frio
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 55 min
Rendimento: 950 g
Ingredientes:
1 xícara (chá) de pimenta-do-reino fresca em grãos
4 dentes de alho amassados
1 xícara (chá) de pimenta malagueta limpa
1 xícara (chá) de pimenta dedo-de-moça limpa
2 e 1/2 xícaras (chá) de azeite de oliva
2 folhas de louro
1 xícara (chá) de pimenta-de-bode limpa
Modo de Preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite de oliva e doure o alho. Adicione as folhas de louro e retire do fogo. Deixe o azeite amornar por 10 minutos. Em seguida, pegue dois vidros médios esterelizados com tampa, com capacidade para 1/2 litro cada um e faça camadas alternadas das pimentas. Despeje o azeite com o alho, cobrindo as pimentas e tampe os vidros. Guarde na geladeira ou em temperatura ambiente por até 6 meses.
Se preferir, use metade do azeite de oliva e metade de óleo de milho. Para deixar as pimentas com sabor menos picante, substitua o azeite por vinagre. Sirva com carnes.
Fonte: Revista Água na Boca; via Terra Culinária.
Molho de Pimenta Marú
Esta receita é da família de Ida Guilhermina Bormann Navarro, tradição de mais de 150 anos.
Ingredientes:
1 lata de massa de tomate pequena
2 cabeças de alho
2 copos de vinagre
10 pimentas ardidas sem semente
1 pacote pequeno de orégão
1 pitada de açúcar
sal a gosto,
10 folhas de louro
Confecção:
Bater o molho no liquidificador.
Fonte: Tio Sam .
Foto: Minha, dos molhos feitos por mim.
Up date: Ana Isabel, sobre as pimentas, você pode obter muitas informações técnicas no site do Sistema Brasileiro de Respostas Técnicas. Lá, em mais ou menos quatro páginas, você saberá sobre o cultivo e a industrialização de pimenta, bem como fixador de fragância.
Eu gostei muito dessas receitas, são òtimas. Eu gostaria de receber mais receitas no meu email, porque eu amo pimenta. Bjs, obrigada. Ana Helena.
Posted by: Ana Helena Oliveira da Silva | 25-03-2011 at 21:54
ESSES MOLHOS SAO MUITOS FRAQUINHOS ! EU TENHO VARIOS VIDROS SE PIMENTA CURTIDO EM CASA PRO MEU CONSUMO (ADORO PIMENTA ) SAO TAO VIOLENTAS QUE ESSAS RECEITINHAS AÌ NAO CHEGA NEN AOS PÈS DAS MINHAS !!!!!!!!!!
Posted by: ramon-ramires27@hotmail.com | 07-04-2011 at 13:52
tenho varios vidros de pimenta malaguetinha em casa pro meu consumo(adoro pimenta )essas receitinhas aì nao chega nen aos pès das minhas crianças sao todas muito violentas . ai vai uma delas : tire os cabinhos , deixe no sol por 15 minutos . lave bem o vidro , secar bem sequinho pra mao estragar a pimenta , coloque no fundo do vidro 1 colher pequena de sal pra nao deixar estragar , 6 dentes de alho e coloque as crianças ( pimentas ) em seguida cubra o vidro com azeite , fecha bem e esqueça dele por 2 meses. bom apatite !!!! RAMON RAMALHO DE RESENDE / SAO JOSE DO CALÇADO - 7/4/2011
Posted by: RAMON RAMALHO DE RESENDE | 07-04-2011 at 14:05
mo bom !!!!!!!!!!!!!!!!
Posted by: gabriel | 30-09-2011 at 10:17
Gostei demais de tudo que aprendi, porém tenho duas perguntas: 1 - O branqueamento é absolutamente necessário? Antes ou depois de retirar os cabinhos?
2 - Eu esqueci de usar óleo nas mãos para manusear as pimentas e fiquei o "dedão" da mão direita muito inchado, muuuiiitttoooo dolorido, hoje com cinco dias, e nada, nenhum remédio alivia. Em 2 dias sentia o ardor, o cheiro e o gosto da pimenta malagueta no céu da boca e nos lábios. Percebi um leve alívio com o uso de antialérgico, mas ainda nada eficiente. Você pode me dar informações? Conhece algum "antídoto". E, por favor, a resposta pode ser por e-mail? tialeu.cherulli@gmail.com - Muito obrigada por sua atenção.
Posted by: Leuzita Cherulli | 05-02-2012 at 12:02
Pra fazer conserva de qualquer qualidade de pimenta, primeiramente tira os talinhos delas, lave elas e coloca em farrafas pet com á gua de sal deitada por oito dias, depois é só escorrer em um escorredor de macarrão e colocar em vidros esterelisado com água quente no vinagre, ou óleo, ou azeite de oliva só coloca na geladeira depois de começar a consumir!
Bom apetite....
Posted by: Paula | 15-06-2013 at 09:11