Há vários dias que se esgotou o estoque de molhos picantes aqui em casa. Elias é viciado na pimenta e só compra aqueles prontinhos das prateleiras dos supermercados. E, por ser um pouco muquirana, gastar seu dinheirinho com inovações gastronômicas... nã-nã-nin-nã-não! Refinamentos à mesa, ou melhor, desprendimentos no consumo com iguarias que estão um pouco além do nosso cotidiano, só quando euzinha detenho la$tro para ir às compras do supérfluo. O maridinho não abre o bolso para extravagâncias. Visitar delicatessen, patisseries, importadoras de alimentos e bebidas, só se eu for comprar. Claro que ele participa, dá palpites, adora comer o que é bom e é um bom glutão. Mas, não passa disso.
Então, na falta dos molhos, resolvi arregaçar as mangas. Busquei na net duas receitas que me pareceram mais práticas e que envolvessem os ingredientes mais comuns por aqui. As pimentas, E. buscou-as em feira livre. E, bem, publico aqui o resultado. E, como não sou fã de molhos muito picantes, o ardor ficou na medida do meu paladar. Os mais exigentes da família, aprovaram e continuam repetindo.
Agora, vamos à experiência. Quando trabalhamos com pimentas, é recomendável cobrir as mãos com luvas descartáveis ou saquinhos plásticos. Devemos escolher as pimentas inteiras e durinhas, descartando as murchas e machucadas. Em seguida, é preciso remover os cabos, e lavá-las bem. Devemos atentar também para o fato de que a pimenta congelada fica muito mais forte que a fresca.
O molho de pimenta pode ser feito utilizando água, acido acético (vinagre), sal e pimenta ou azeite. No caso da utilização de azeite, deve-se tomar o cuidado ao liquefazer para não virar maionese.
Foto: Gettyimages, de Sergio De Divitiis.
Pimentas em conserva
Categoria: Acompanhamentos
Cozinha: Brasileira
Temperatura: Frio
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 55 min
Rendimento: 950 g
Ingredientes:
1 xícara (chá) de pimenta-do-reino fresca em grãos
4 dentes de alho amassados
1 xícara (chá) de pimenta malagueta limpa
1 xícara (chá) de pimenta dedo-de-moça limpa
2 e 1/2 xícaras (chá) de azeite de oliva
2 folhas de louro
1 xícara (chá) de pimenta-de-bode limpa
Modo de Preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite de oliva e doure o alho. Adicione as folhas de louro e retire do fogo. Deixe o azeite amornar por 10 minutos. Em seguida, pegue dois vidros médios esterelizados com tampa, com capacidade para 1/2 litro cada um e faça camadas alternadas das pimentas. Despeje o azeite com o alho, cobrindo as pimentas e tampe os vidros. Guarde na geladeira ou em temperatura ambiente por até 6 meses.
Se preferir, use metade do azeite de oliva e metade de óleo de milho. Para deixar as pimentas com sabor menos picante, substitua o azeite por vinagre. Sirva com carnes.
Fonte: Revista Água na Boca; via Terra Culinária.
Molho de Pimenta Marú
Esta receita é da família de Ida Guilhermina Bormann Navarro, tradição de mais de 150 anos.
Ingredientes:
1 lata de massa de tomate pequena
2 cabeças de alho
2 copos de vinagre
10 pimentas ardidas sem semente
1 pacote pequeno de orégão
1 pitada de açúcar
sal a gosto,
10 folhas de louro
Confecção:
Bater o molho no liquidificador.
Fonte: Tio Sam .
Foto: Minha, dos molhos feitos por mim.
Up date: Ana Isabel, sobre as pimentas, você pode obter muitas informações técnicas no site do Sistema Brasileiro de Respostas Técnicas. Lá, em mais ou menos quatro páginas, você saberá sobre o cultivo e a industrialização de pimenta, bem como fixador de fragância.
Gostaria de receber Email com receitas de pimentas em conserva.obrigado
Posted by: Marcos Godoi | 14-07-2007 at 19:07
Fiz a conserva de pimenta como indicado, mas depois de um tempo começou a ficar com uma espuminha branca. Esterelizei os potes com o maior cuidado. Uma amiga que fez tb teve esse "problema". O que pode ser?
Posted by: Patricia Vieira | 30-07-2007 at 18:04
oi ...vou tentar fazer essa receita de molho de pimenta mas tenho algumas duvidas... qual a medida dos copos de vinagre? e qual vinagre devo usar branco ou tinto?
obrigado cleberbom@ig.com.br
Posted by: cleber | 06-08-2007 at 23:29
Ola! As minhas conservas, com 1 mes, tem ficado turvas. Isto é da fermentação? Sera que se eu fizer o branqueamento consigo melhorar a estética? Tambem acontece outra coisa as pimentas sobem na garrafa (boiam) e fica um dedo de vinagre embaixo. Esteticamente não fica bonito.
Qual a tecnica de branqueamento..
Posted by: Adriana | 29-08-2007 at 10:10
gostaria de saber se fica bom adicionar alguma bebida alcoolica
Posted by: mario neto | 31-08-2007 at 10:02
Olá, montei um vidro de pimenta em conserva, a base de vinagre de alcool e com procedimento de fervura e branqueamento e lacrei com uma rolha, porém após alguns dias ao abri-lo, o liquido saiu com muita pressão, vc saberia me explicar algum procedimento para que isso não aconteça? Será ar ou fermentou? Muito obrigado
Posted by: Edio | 04-09-2007 at 18:11
oi! Gostaria de preparar conserva de pimenta dedo de moça corretamente para que não fique com espuma branca depois de algum tempo. E também quero aprender a esterelizar os potes adequadamente. Obrigada
Posted by: adriana | 29-09-2007 at 16:13
Olha, que coisa maravilhosa,
traga para nós!
Posted by: danilo | 24-10-2007 at 15:55
Vamos por partes, tentar esclarecer alguns desses tópicos:
Tanto a "espuminha branca" quanto a pressão dentro do pote é fermentação, provocada por bactérias. Caso tenha azeite na conserva, existe risco de botulismo. Isto é muito sério e pode ser até fatal. Conservas feitas com azeite devem ser guardadas na geladeira. O ideal é fazer as pimentas apenas com vinagre de álcool com graduação alcóolica de 4 a 6% (este último é o melhor). Deve ser utilizada a calda ácida, feita com um copo de vinagre, uma colher de sopa de açúcar e uma colher de café de sal. Ferve-se esta mistura até entrar em ebulição e despeja-se fervendo sobre as pimentas que já estão nos vidros. As pimentas devem ter sido "branqueadas", isto é, jogadas por 20 segundos na água fervendo e imediatamente em água gelada com cubos de gelo para parar o cozimento. Os vidros também devem ter sido rigorosamente esterilizados, deixando-os ferver durante 20 minutos. Após o enchimento do vidro, tampa-se imediatamente e coloca-se o vidro dentro de um caldeirão para ferver durante mais 15 minutos e desliga-se o fogo, deixando o vidro dentro da água até que ela esfria. Se o vidro não for aberto, as pimentas se conservam até por 1 ano. Repito: nada de azeite.
Quanto ao escurecimento deve-se ao sal de cozinha refinado, que contém iodo. Use sal marinho, encontrado em casas de produtos naturais. Na internet podem ser encontradas muitas informações sobre pimentas. O site www.pimentas.org é uma referência em língua portuguesa sobre o assunto e o cadastramento é gratuito. Se houver interesse em comercializar ou em processos industriais, o caminho pode ser uma consulta ao Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT (http://sbrt.ibict.br/pages/index.jsp;jsessionid=C4089FDD38BF207EC44325D1FEC26C36). Lá podem ser encontradas respostas a dúvidas como essas e se não existir nenhuma resposta pronta, pode-se postar uma consulta gratuita.
Posted by: José de Mesquita | 04-11-2007 at 04:58
Posted by: Renata | 13-11-2007 at 20:18