Retornei com my husband hoje do feriadão do carnaval. Não fomos pra folia. Passamos três dias na praia de Coqueirinho, em Baía da Traição. Um lugar paradisíaco, reserva indígena, mas frequentada pelos brancos, sem badalações turísticas, mar calmo, bom para mergulho e pesca.
Saboreamos alguns peixes, lagosta, mas o prato sensação do feriadão foi a tainha, acompanhada pela nossa cerveja. Naquela região, a tainha (na foto) é um peixe muito apreciado, frita ou ao forno.
Tainha com Alho Poró
Ingredientes
1 tainha limpa pesando aproximadamente 900g
Para o Tempero
½ colher de café de sal
Suco de 1 limão
2 colheres de sopa de alho poró picado (só a parte verde)
25g (1/4 de tablete) de margarina sem sal
Papel alumínio
Modo de Preparar
Numa travessa de louça, tempere a tainha com o sal, o limão e o alho poró misturados. Deixe descansar por meia hora. Na hora de assar, coloque o peixe de lado numa folha de papel alumínio aberta. Espalhe sobre ele a margarina cortada em vários cubinhos. Feche o papel alumínio com cuidado, coloque numa assadeira e leve ao forno médio (170/180°), pré-aquecido, durante 40 minutos. Depois abra o papel alumínio e deixe até corar.
– Receita produzida por Leonardo Paulino, de Iguape-SP, apresentada no Festival de Comidas Típicas do Interior – Pque. Água Branca, São Paulo, publicada no Manual do Churrasco .
Um prato muito saudável e que deve também ser delicioso!
Posted by: Elvira | 01-03-2006 at 06:00