Nome: linhaça. Semente de linhaça
Sobre a Linhaça
A linhaça, originária da Índia, tem sido cultivada desde a antigüidade, sobretudo como uma planta para fibras têxteis, o linho. Atualmente o cultivo predomina em países de climas temperados, como Índia, Estados Unidos, Canadá, Rússia, Ucrânia e Argentina.
Sobre o Óleo de Linhaça
Da pequena, escorregadia e ovalada semente, extrai-se entre 30% e 40% de um óleo de cor amarelo escuro ao marrom, com um sabor e odor característico e muito secativo.
Utilização do Óleo de Linhaça
Quando prensado a frio, e corrigindo à sua acidez, o óleo de linhaça atende a fins alimentícios e atualmente o de suplementos vitamínicos. Quando extraído por solventes, pode ser utilizado em seu estado natural ou bruto, cozido, ou álcali refinado clarificado, para fins industriais em geral, na fabricação de tintas, vernizes e resinas, sabões, rações animais, borrachas sintéticas, linóleo, calafetação de embarcações, na proteção de madeiras expostas ao tempo, massa para vidro, untar pelos de animais para melhorar seus aspectos para exposições, cosméticos para tratamento de pele, etc.
Qualidades do Óleo de Linhaça
O óleo de linhaça por ser muito secativo, atende muito bem as fábricas de tintas, vernizes e resinas, sua maior utilidade. É muito rico em ômega 3 e ômega 6, quando prensado a frio e refinado pode atender ao crescente mercado de suplementos vitamínicos na substituição dos óleos de peixes.
A semente de linhaça é um poderoso desintoxicante e um alimento.
Contém: glico-proteína (combinação de açúcar com proteína - pequeníssima quantidade de açúcar, o que não engorda), ácidos graxos polisaturados.
Ação: reidrata o intestino, bom para diverticulite, alcalinizante, refrescante. Não tem contra-indicação, não engorda.
Receita: duas colheres de sopa da semente pode ser triturada e misturada com suco ou água; ou deixar na água durante a noite e beber de manhã.
Contém também: glicérido sólido e líquido, ácido linolêico ou linólico, sais e albuminas. Não contém carboidratos.
Medicinal: em todos os casos de inflamações do estômago e intestinos, nas inflamações dos rins e da bexiga, nos espasmos da bílis e do sistema urinário, nas doenças dos órgãos da respiração é a linhaça extraordinária. Considerada um dos melhores remédios naturais na regularização das funções intestinais, além de seu milagroso efeito sobre a flora intestinal.
Contém também a específica vitamina F, explicando-se assim a resistência contra as doenças da epiderme. Nas pedras do fígado e rins, é mais vantajoso o uso do óleo de linhaça que é de grande valor alimentício, porém como não há no Brasil em forma comestível utiliza-se a semente moída, tendo o cuidado de mantê-la sob refrigeração, a fim de evitar que fique rançosa.
Agressividade/Obesidade:
A linhaça é um auxiliar do glutation*; possui o ácido lipóico que é o auxiliar do glutation.
Distúrbios de peso: a linhaça não deixa engordar ou emagrecer além do normal no caso de distúrbios de peso. A exemplo os manequins muito magros além do normal.
Combate a depressão e agressividade voltadas para dentro (anorexia - o excesso de noradrenalina) e obesidade.
* Glutation: O Extrato do Caroço do Abacate
O estresse oxidativo altera o glutation. O extrato do caroço do abacate repõem o glutation perdido. Glutation É um nutriente que ajuda a corrigir poluentes, combate radical-livre.
Indicação do glutation: em inflamações e reações alérgicas em relação à alimentação. O glutation ajuda contra depressão, ansiedade, queda de auto-estima, bloqueio de memória, agressividade. Ele combate inflamação e reações alérgicas devido a uma reação da incompatibilidade de alimentos ingeridos, diretamente no tubo digestivo. A depressão causa a liberação de adrenalina; a adrenalina produz radical-livre o qual gasta o glutation.
Fonte: Juarez Calegaro - Psiquiatra. Entrevista Canal 7 TVE de Porto Alegre - RS. Programa Corpore Sano.
Via: Plantas e ervas; Campestre
é um produto muito bom
Posted by: neusasantoro@gmail.com | 10-03-2007 at 22:48
é um produto muito bom
Posted by: neusasantoro@gmail.com | 10-03-2007 at 22:48
Excelente informação!
Obrigada e um abraço *
Filipa aka Venon
Posted by: Venon | 13-03-2007 at 15:11
Amei a matéria, estão de parabéns!
Posted by: sandra | 18-04-2007 at 09:14
aonde encontro linhaça na Alemanha(Bavária)e como se escreve linhaça em alemão?
Posted by: Cristine | 07-06-2007 at 17:43
aonde encontro linhaça na Alemanha(Bavária)e como se escreve linhaça em alemão?
Posted by: Cristine | 07-06-2007 at 17:43
EXCELENTE MATÉRIA,É DE ALGO ASIM QUE O POVO PRECISA. HA INUMEROS PRODUTOS USADOS NA ANTIGUIDADE QUE ALGUNS PAISES, QUE SE JULGA MODERNO NAO USA POR ACHAR ARCAICO, SER VERGONHOSO OU FORA DE MODA, POREM FATOS COMO O DA LINHAÇA, PROVA AO MUNDO QUE NEM SÓ DE MODERNO DEVEREMOS VIVER. PROVA ASIM QUE OS ANTIGOS OS ANCESTRAIS ACHARAM MUITOS PRODUTOS UTEIS, CRIANDO ASIM AS CONDIÇOES PARA PODER VIVER MELHOR E RESERVANDO AS PRPOPRÇOES, DESCOBRIRAM MUITISIMO MAIS, É SÓ ANALIZAR AS CONDIÇOES DISPONIVEIS DA ÉPOCA. PARABENS MUITO OBRIGADO,
JAIR FERREIRA
ANAPOLIS GOIAS BRASIL- E-MAIL JAJA21788@HOTMAIL
Posted by: | 25-07-2007 at 19:47
Eu gostei muito da máteria, eu comecei a colocar na comida por sugestão de uma amiga para poder me ajudar na digestão, mais eu não entendia que quando eu começava a comer a comida na metade dela eu já não sentia mais fome, agora entendo e vou fazer uso ainda melhor da linhaça.
Posted by: Márcia Maria | 02-08-2007 at 20:01
Posted by: Michele Linhares Machado | 17-08-2007 at 15:22
Posted by: | 21-08-2007 at 13:46