Menos badalado do que a soja, mas igualmente
nobre, este grão faz maravilhas para sua saúde
e ajuda a prevenir até câncer de mama.
Bárbara Ceotto
Os valores nutricionais dessa pequena semente, dourada ou marrom, que cresce na China, nos EUA, no Canadá, na Europa e agora no Brasil, já são bem conhecidos. Rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, ela está incorporada à massa de vários pães e biscoitos. A novidade agora são os estudos que indicam a linhaça como a principal fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3, que combatem as obstruções nas artérias, causadoras de doenças cardíacas. Até hoje, as fontes mais conhecidas de ômega 3 eram os peixes de águas profundas. Pesquisas já comprovaram que o óleo de linhaça tem 60% de ômega 3, enquanto o óleo de salmão tem 30%. "Os ômega ajudam na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue, e exercem uma ação antioxidante e de renovação celular", esclarece Marco Ortis, clínico geral e nutricionista de Vitória.
"Ácidos graxos essenciais, como os ômega, estimulam a produção de prostaglandinas, compostos que melhoram a circulação sanguínea e removem o excesso de sódio dos rins, diminuindo a retenção de líquidos, inclusive durante o período pré-menstrual", afirma Barbara Wren, nutricionista do College of Natural Nutrition de Devon, na Inglaterra.
Mas não é só isso. Segundo estudos realizados pela professora canadense de Ciências de Nutrição Lilian Thompson, a semente de linhaça ajuda na prevenção do câncer de mama por neutralizar a ação do estrógeno sobre essa glândula. "Além de ser fonte de ômega, a semente tem componentes ricos em fitoesteróides (as lignanas), substâncias que imitam a ação do estrógeno", explica Dirceu Pereira, diretor médico da Profert - Reprodução Humana, de São Paulo. No entanto, os hormônios de origem vegetal são bem mais fracos e praticamente não têm efeito negativo sobre as células do tecido mamário. Eles conseguem enganar os receptores do estrógeno, bloqueando sua ação.
Vitamina turbinada
A apresentadora Xuxa, 38 anos, há dois anos toma no café da manhã uma vitamina de linhaça: "Misturo duas colheres (sopa) de sementes moídas em um copo de diet shake batido com água", descreve a cozinheira Maria Ferreira. A receita é do clínico geral e homeopata carioca Márcio Bontempo, que é também especialista em Nutrição Natural.
"Por possuir componentes semelhantes ao estrógeno, a semente de linhaça também funciona como uma reposição hormonal natural", explica o médico. Ela atua de forma parecida à da soja, que possui a isoflavona, outro fitoesteróide que imita o hormônio feminino. A Universidade de Monash, na Austrália, comprovou essa característica numa pesquisa com pacientes que consumiram um complemento diário de farinha de linhaça. O resultado foi inequívoco: diminuição dos sintomas da menopausa, como suores, dores de cabeça e insônia, em 80% das mulheres. Houve ainda redução no colesterol e no peso.
Por todas essas razões, a linhaça está conquistando espaço entre os chamados alimentos funcionais, aqueles que, além dos nutrientes clássicos, contêm elementos capazes de prevenir doenças. Para regularizar o intestino, a atriz Claudia Alencar, 50 anos, incorporou a semente (rica em fibras) em sua alimentação por recomendação do nutricionista carioca João Curvo. "Coloco uma colher (sopa) de sementes de molho em um copo de água à noite e, no outro dia pela manhã, bebo a água com as sementes."
Benefícios, pelo visto, não faltam a essa planta de origem asiática, cujo cultivo é milenar. Isso mesmo. Sementes de linhaça foram achadas em tumbas egípcias. Na Idade Média, elas chegaram a ser usadas como amuleto contra a feitiçaria. Atualmente, seus poderes vêm sendo cada vez mais divulgados e - pode apostar - em breve se tornará um grão tão popular quanto a soja.
Aviso às iniciantes
A semente de linhaça precisa ser moída (no liquidificador ou no moedor de café). Como é muito pequena e sua casca é espessa, fica difícil rompê-la durante a mastigação para aproveitar seus nutrientes. A dose diária varia dependendo da orientação médica. A sugerida pela dra. Lilian Thompson é de 25 g (cerca de duas colheres de sopa).
O óleo comestível de linhaça prensado a frio pode ser usado para temperar a salada de sua preferência. Os médicos indicam duas colheres de sopa diárias.
Embora tanto o óleo quanto a semente de linhaça sejam fontes de ômega, o dr. Dirceu Pereira dá preferência ao consumo das sementes por também serem ricas em fibras (seu intestino agradece) e em fitoesteróides.
Vitamina matinal: deixe duas colheres (sopa) de sementes de linhaça de molho na noite anterior junto com duas tâmaras ou ameixas em um copo de água. De manhã, acrescente mais um copo de água e bata no liquidificador. Em seguida, adicione uma banana e uma pitada de canela e bata novamente. Não há constipação intestinal que resista!
A farinha também pode ser adicionada ao prato de salada ou à porção de arroz na hora de comer. Atenção: se for colocada antes, costuma melar a comida.
Onde comprar
Você encontra as sementes em alguns supermercados, farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais. Essas últimas às vezes vendem também o óleo de linhaça prensado a frio.
Os representantes no país da Dakota Flax Gold, uma empresa produtora de sementes em Dakota do Sul, entregam em todo o Brasil um kit, composto de três sacos de sementes de linhaça dourada (454g, cada um), um dosador e um moedor para fazer a farinha. O kit custa cerca de 150 reais. Há uma taxa para a entrega. Se você quiser só a linhaça, o preço é 25 reais cada saco. Telefone para pedidos: 0800-162120. Visite o site www.flaxgold.com.br.
Vital Âtman vende o óleo extravirgem de linhaça comestível que ele próprio produz em Uchoa, São Paulo. As encomendas são enviadas por correio, com o preço do frete incluído à parte. O vidro de 500 ml custa 36 reais. Tel. (17) 286-1275.
Transcrito da: revista Nova
Olá!
Estava procurando sobre linhaça e achei o seu site, ADOREI! Você conseguiu fazer uma página muito atraente aos olohs e com informações muito interessantes. Parabéns!
Sou Engenheira de Alimentos e quero fazer pesquisas com esses tipos de produtos...
Ah, estou tentando criar um blog pra mim... mas ainda esta muito cru... se te interessar te passo o endereço quando estiver mellhor, para mantermos contato e discutirmos sobre essas maravilhas da natureza.
Um abraço!
Posted by: Flávia | 21-11-2006 at 10:48
Posted by: ÂNGELA | 02-10-2007 at 13:29
Solicito informação sobre como fazer geléia de manga e outras frutas que não leve açúcar em seu preparo.
Desde já agradeço a atenção dispensada.
Posted by: Maria Christina de Miranda | 09-11-2007 at 08:15
Solicito informação sobre como fazer geléia de manga e outras frutas que não leve açúcar em seu preparo.
Desde já agradeço a atenção dispensada.
Posted by: Maria Christina de Miranda | 09-11-2007 at 08:16
ola, sou estudande do curso de Engenharia, estou desenvolvendo um produto a base de linhaça, gostaria de saber mais informações a respeito, por exemplo, se os ácidos graxos (ômegas) presentes na linhaça são volateis a altas temperaturas, e tempo/temperatura para a torrefação da linhaça.
Desde já agradeço pela atenção.
Andrieli
Posted by: Andrieli Pierin | 13-03-2008 at 21:02
Posso comer a linhaça batida no liquidificador com leite?
À necessidade de deixa-la de molho a noite?
Posted by: Fabiana Ferreira de Souza | 10-04-2008 at 12:35
Ola, gostaria de saber como faço a geleia de linhaça, e como devo usá-la no couro cabeludo ,pois tenho psoríase no couro cabeludo. Já comecei a usar pra obesidade, e espero os bons efeitos.Onga desde já pela atenção.
Abraço,
Rose
Posted by: Rosimeire da Silva | 02-09-2009 at 12:18
Achei interessante, não sabia que uma simples e pequenina semente tinha tanto poder, recebi um e-mail de uma médica de onde trabalho, e agora estou pesquisando.Gostaria de saber como se faz a geléia de linhaça ou se posso comprar em algum lugar.
Atenciosamente,
Posted by: Dayana Emerick | 23-09-2009 at 22:57
olá adorei o site!!
como eu faço a geleia de linhaça e a mascara facial???
Posted by: Deh | 26-09-2009 at 20:37
Ola, gostaria de saber como faço a geleia de linhaça, e como devo usá-la no couro cabeludo ,pois tenho psoríase no couro cabeludo.
Posted by: Leticia C | 03-10-2009 at 17:39