Alô, amiga(o)s e colegas de blog. Estou viva. Mas, ainda, não posso retornar definitivamente. São necessários mais alguns dias para concluir uns trabalhos da universidade. Aguardem-me mais um pouquinho, please. Espero que todas as mães amigas, conhecidas e desconhecidas tenham passado um ótimo dias das mães. Eu passei muito bem, obrigada, não fui à cozinha, almocei fora de casa com o filhão e foi o único dia em que não trabalhei. Hehehe
Vejam, embaixo, alguns detalhes do nosso almoço. Fomos ao 'Cubata' (fotos mais embaixo), um novo restaurante português, recém inaugurado na minha cidade; degustamos um vinho do Porto, saboreamos o Bacalhau à Gomes de Sá, e finalizamos com Leite Creme e Pastel de Belém, embalados por fados portugueses como trilha sonora.
As receitas dos pratos mencionados, com exceção do Bacalhau à Gomes de Sá (pois, já é um prato costumeiro na minha mesa), fui buscar em sites portugueses.
Leite Creme
A receita que indico é tão detalhada, e cientificamente criteriosa, que vale a pena ir direto a este site português.
Foto: Restaurante Trombagira, de Leiria, Portugal
Pastel de Belém
Raquel Maldonado diz que os Pastéis de Belém são a menina dos olhos de Portugal. "Seu nome original é Pastel de Natas, pois o único Pastel de Belém é aquele produzido na fábrica fundada em 1837 na Rua de Belém, em Lisboa. O local, ainda hoje, é freqüentado por milhares de turistas em busca da receita original, ainda guardada a sete chaves. O que se sabe é que o delicioso pastelzinho de massa folheada é recheado com um creme feito com leite, ovos e baunilha."
Ingredientes
½ litro de leite integral
½ litro de creme de leite fresco
400 gramas de açúcar
10 gemas
1 pacote de massa folhada canela em pó
Modo de Fazer
Em uma panela misturar o leite, o creme de leite e o açúcar, levar ao fogo até subir a fervura. Tirar do fogo e deixar esfriar. Depois de frio, misturar as gemas até formar um creme.
Colocar a massa folhada nas forminhas e acrescentar o creme.
Levar ao forno quente por mais ou menos 20 minutos.
Ao tirar do forno salpicar canela em pó bem no centro do doce.
Rendimento: de 30 a 40 unidades, dependendo do tamanho da forminha.
Receita: Padaria e Confeitaria Santa Marcelina
Fotos do Restaurante Cubata - João Pessoa.
Amei o cenário do novo restaurante. Quero ir lá me deliciar com a culinária portuguesa :)
Meu "cozer&comer" tá abandonado...tá faltando tempo :-(
Bjs
Posted by: Neuma Jonsson | 16-05-2006 at 04:50
Que sítio agradável! Que dia lindo você deve ter passado!
Posted by: Elvira | 19-05-2006 at 06:07