Amanhã deverei fazer baixar os 'santos' e travestir-me de faxineira, cozinheira e churrasqueira (se não forem a mesma função), para preparar o ambiente do churrasco. É pleno setembro, mas tem chovido eventualmente, e temo que domingo não venha a ser ensolorado. São pedro haverá de me dar uma mãozinha e mandará um belo tempo.
Esta é a nossa área privilegiada. Nada de especial na infra-estrutura. Mas, por se tratar de um recanto do meu quintal que, por razões óbvias, exerce uma atração especial sobre os comensais convidados, às vezes, torna-se pequeno, abarrotado de gente faminta e ansiosa por um naco de carne. Quando estou no exercício do ofício, este é o meu pedaço (até o momento, ninguém se habilitou a me substituir) e raramente fico sola. É inegável que, pelo menos para os não vegetarianos, o fumacê e o aroma são as trilhas para uma deliciosa degustação. Quando me dou conta, não há espaço nem para sentar. Por isso, além das tradicionais mesas e cadeiras brancas, providenciei uns bancos de madeira para acomodar aqueles que procuram a proximidade com a fonte das delícias e o papo mais informal com a churrasqueira (a pessoa, não o equipamento, rsrs).
Meu quintal é um L invertido. Numa extremidade, fica a churrasqueira e, na outra, a piscina. Mas, não por acaso, este é cantinho preferido dos amigos - com ou sem churrasco. Tem a melhor sombra. É fumódromo. É quase uma sala, é o 'reservado' da intimidade, das confidências. É o redutos dos passarinhos (isso explica a sombrinha debaixo da árvore). E, ao cair da tarde, o ambiente acolhe os tons do crepúsculo dourado. Esse é o meu lugar. Aqui, a família e os amigos já vivemos grandes momentos.
Ah, que post delicioso de ler. Me senti em plena churrasqueira da tua casa, misturada aos outros convidados, esperando a carne e completamente inebriada pelo cheiro fantástico.
Posted by: valentina | 16-09-2006 at 10:22
Que local bonito e agradável!
Posted by: Elvira | 18-09-2006 at 08:24
Gorete, que lugarzinho especial!! Adorei! Espero que o churrasco de dmigo tenha sido um sucesso! :-)
Estou com dificuldade de comentar aqui. Qdo clico na caixinha pra escrevewr o texto, sou levada para um website - http://www.one.org/ Tive que fazer um truque pra conseguir escrever. Que sera?
beijaoo!
Posted by: Fer | 18-09-2006 at 12:29
se for sob o céu de Brasília então...
Posted by: Dadivosa | 18-09-2006 at 16:11