Não gosto de pia amontoada, com restos de comida nos pratos e panelas. Só começo a lavar a louça quando a pia está organizada: pratos empilhados, sem resíduos; talheres mergulhados n'água com detergente e limão; os copos e as xícaras são os primeiros a serem lavados; lavo sempre todos o copos do dia-a-dia, três vezes ao dia, independente de terem sido usados; ao final, lavo totalmente, e seco a pia. Detesto enxugar a louça; deixo-a escorrendo, sob uma toalhinha de etamine, finamente bordada em ponto de cruz pela minha mana Angela - mas não enxugo; ainda abro exceção, às vezes, às panelas de inox, para não mancharem.
Detesto bom-bril (ainda existe?), mas adoro uma panela brilhando. Aliás, gosto de panelas e todos os utensílios absolutamente limpos, sem encardidos, inclusive os eletrodomésticos. Estou sempre substituindo táboa de carne, colheres de pau e plásticos quebrados.
Adoro panela velha. Mas, limpa. De verdade. Cada objeto de nossa cozinha traz a sua história, as suas marcas impressas. Amassados nas nossas vasilhas, são como as nossas cicatrizes humanas: são frutos das experiências, dos nossos acidentes. Ainda conservo caçarolas e outros trens de alumínio, de mais de vinte anos. Também sou maníaca por uma caneca de um litro de inox, que é a peça curinga da cozinha: serviu para fazer os mingaus do meu filhote que já está com vinte anos; viajou muito conosco, conheceu trocentas cozinhas de hotéis e restaurantes; e hoje me serve para um tudo - fervo água para chá, esquento leite, faço suco, cozinho ovos, etc., etc.
Sou neurórica com produtos que supostamente estejam vencidos. Se está claro que está estragado ou se o prazo está vencido mesmo, não tem que vacilar, é jogar fora imediatamente.
Não suporto chuchu, nem atum. Até como um pouco em casa de amigos, se os coloco no prato por engano, mas francamente, não fazem minha cabeça. No entanto, gosto de ostras, camarão, caranguejo, siri, mariscos de modo geral, e de maxixe, quiabo - que muita gente não tolera.
Tenho muitas, muitas frustrações por não ter clima, ambiente em casa, para fazer e comer algumas delícias, das quais somente eu gosto e o resto da galera abomina. Então, só de raro em raro, dou-me ao luxo de fazê-las só para mim. Mas, não gosto de comer algo sozinha, considero que o melhor do prazer de comer é compartilhar, saborear juntos. Por exemplos, dificilmente faço em casa um baião de dois, um salmão, um cozido, um mugunzá, uma buchada, um sushi. Marido e filho não gostam. Comida chinesa, filho gosta, mas marido, não.
Quando recebo visitas e, de alguma forma, ainda estou concluindo algo, não gosto de tráfego, de cozinha cheia. Tira-me a concentração. Uma pessoa, duas, ainda tolero e, até gosto, quando a refeição é na cozinha. Aqui, no local onde moro, as pessoas adooram um pé na cozinha. Parece combinado. O ambiente fica cheio, tumultuado, mas não se tocam. E um detalhe: a turma não perdoa, fuça geladeira, procura coisas em gavetas, fuça a despensa, pede coisas e mais coisas, insiste em ajudar. Eu perco completamente o juízo. Não tenho paciência pra isso não. Dá vontade de dizer Xô!
[Esclareço, entretanto, que amo receber amigos e fazer pra eles uma comidinha no capricho, levar uma conversa agradável, um bom aperitivo, arrematando com uma comovente trilha sonora. Esforço-me para que antes que cheguem, esteja tudo pronto. O que não suporto é de gente folgada, sem costume, que não sabe se comportar nas casas dos outros, vocês me entendem].
Detesto fim de festa em minha casa, a bagunça, os restos de comidas, a faxina por fazer. É por isso que fico ansiosa para começar logo o lavatório de pratos e arrumar a cozinha. Tudo que gosto, depois de uma festa ou de uma farta refeição, é um de cafezinho leve e uma soneca. De preferência, numa rede, sentindo a brisamar aqui no meu terraço.
Gorete, tambem adoro quiabo e sou super metodica na lavacao da louca. Quando termino de cozinhar, esta tudo limpo. Depois eh so colocar os pratos, garfos, copos na maquina... Detesto pia imunda. Depois de festa, jantares, meu marido lava, arrumamos tudo antes de dormir. Cruizcredo deixar tudo craquelento ate o dia seguinte. Nem preciso dizer o qto eu amei ler esse seu texto, neh? Beijao! ;-)
Posted by: Fer Guimaraes Rosa | 07-09-2006 at 11:05
Ah que bom que reencontrei o teu blog. Tinha perdido a pagina e agora peguei la na Fe. Leitura gostosa. Tambem nao gosto de bagunça na pia e dormir com pia suja e pesado. Nao podia haver pior despertar no dia seguinte - aquela pilha de sujeira. Gosto de acordar para uma cozinha limpa, zerada.Tela em branco. Nao gosto de chuchu tambem, Mas atum adoro. E a muito tempo nao via alguem que gostasse de maxixe como eu. Acho maxixe lindo. E amo quiabo de paixao.Ando na fase de fazê-lo frito. Voce sabia que o maxixe é bom para reduzir colasterol?
Posted by: valentina | 07-09-2006 at 22:28
Nossa, como você é chata. Relaxando a coisa fica ainda mais gostosa!
Posted by: | 04-01-2008 at 12:16