Literalmente. Algumas novas dietas americanas "pregam" que o consumo dos pratos existentes na época de Jesus podem ajudar a emagrecer. Mas, afinal, o que existe de verdade nisso?
Por Viviane Aguiar
Na edição da revista Veja de 13/09/06, uma matéria chamou a atenção de qualquer apreciador da boa gastronomia. Ela falava sobre as chamadas Dietas de Jesus, que começam a fazer a cabeça de muitos americanos. Segundo a maioria dessas teorias - elas se dividem em diversas vertentes - se Jesus é o exemplo máximo de perfeição humana a ser seguido pelos cristãos, comer o que ele consumia lá nos primeiros anos dessa Era significa escapar do pecado da gula - e, portanto, da gordura.
Se essa questão já suscita dúvidas pelo lado nutricional, o que dizer do gastronômico? Em outras palavras: como podemos saber ao certo o que Jesus Cristo comia em sua época? "É impossível saber. Embora tenhamos alguns vestígios na Bíblia e em dados históricos, essa é uma questão muito complexa. Não podemos dizer nada com certeza", afirma Hamilton Mello, o chef Mellão, do restaurante Sallvattore e da pizzaria I Vitelloni, em São Paulo.
A apreensão de Mellão em falar sobre um assunto tão discutível não é despropositada. Sabe-se, por exemplo, que naquela época o consumo de peixe era elevado já que, entre os animais de caça, esse era o mais acessível à população pobre - a qual pertencia, aliás, a família de carpinteiros de Jesus. Por outro lado, existem grandes movimentos alimentares no mundo que afirmam: Cristo era vegetariano. Elas se baseiam nas passagens bíblicas em que o então filho de Deus abole os sacrifícios animais dos templos religiosos.
Além dos peixes, pairam dúvidas sobre o que as seitas e os costumes daquela época permitiam consumir. Por terem formato de embrião humano, os feijões chegaram a ser proibidos pelos seguidores das teorias de Pitágoras, mas permanecem sendo citados em alguns livros sobre a história gastronômica da época. As favas também aparecem no lugar desses grãos e geram uma dúvida quase impossível de ser solucionada. "Mesmo que saibamos quais eram os ingredientes usados naquela ocasião, com certeza eles serão de um tipo diferente do que consumimos hoje", diz o chef. E essa diferença pode, por si só, invalidar a verdade das dietas "divinas".
Modo de preparo
Considerando dados um pouco mais certeiros, a população mais pobre do território que hoje pertence ao Oriente Médio consumia muitos cereais. Eles são abundantes naquela região, assim como o sal proveniente do Mar Morto e produzido de maneira quase natural. Para tornar os cereais consumíveis, é de conhecimento histórico que os cozinheiros usavam uma pedra para apoiá-los e, por cima, passavam um cilindro para soltar a casca. O pilão também era utilizado para quebrar os grãos, enquanto o pão ázimo era feito sem fermento para ajudar na expiação dos pecados.
Os peixes que existiam em abundância combinavam com as frutas da época, como a tâmara e a romã - freqüentemente citadas em textos e livros antigos dessa região. O povo fazia as receitas em travessas de barro colocadas sobre basalto e fogo. E, para fugir da mesmice gastronômica e conservar melhor a comida, é certo que usavam muitos temperos - e é daí que o açafrão começa a ganhar peso de ouro.
Em resumo, a dieta de Jesus hoje poderia ser composta por: peixe quase cru com molho de frutas ou, para o cristão vegetariano, apenas alguns grãos acrescidos de tempero, azeite e pães em multiplicação. Será que apenas isso seria suficiente para a saúde do homem de hoje? E essa dieta pode mesmo ajudar no emagrecimento? Convidamos o endocrinologista e metabologista mineiro Hamilton Junqueira para dar sua opinião sobre o regime de Jesus - e cada um de seus desmembramentos.
Dieta da Aleluia: diz que 85% da alimentação deve ser composta por hortaliças cruas e os outros 15% por vegetais cozidos e frutas. Opinião do endocrinologista: "além dessa dieta ter pouco a ver com a época de Jesus, quando se comia por oportunidade, ela não faz bem para a saúde. A dieta certa tem que ter de 50 a 60% de carboidratos, de 15 a 20% de proteínas, de 10 a 13% de gordura e o restante em fibras. Só uma dieta balanceada vai ter tudo que uma pessoa precisa para ser saudável".
Para deixá-la mais atual:: "tem que acrescentar os aminoácidos encontrados nos animais. O importante para emagrecer é comer de tudo e não tudo".
Dieta da Magreza Interior: só é permitido comer quando se está com fome. Opinião do endocrinologista: "Temos mesmo que comer apenas quando temos fome. Hoje, a gente come menos por fome e mais por satisfação, por prazer. Mas não adianta nada ficar sem comer por muito tempo e depois querer matar toda a fome. Nada que é muito radical funciona". Para deixá-la mais atual: "O metabolismo não pode ficar muito tempo sem energia, sem comida, porque começa a funcionar mais devagar e acaba perdendo massa magra, desnecessária. O ideal é fazer o máximo de refeições por dia, mas cada uma com uma pequena porção".
Dieta de Jesus/ Criador: permite apenas o consumo de alimentos feitos com ingredientes da época de Jesus. Opinião do endocrinologista: "As pessoas têm que entender que não existe dieta milagrosa. Nem sendo de Jesus. Qualquer dieta baseada apenas em legumes, peixe e vinho, emagrece, mas o excesso de qualquer um desses ingredientes, engorda. As pessoas esquecem que para manter a boa forma é necessário ter bons hábitos a longo prazo." Para deixá-la mais atual: "A refeição tem que ser balanceada, com todos os ingredientes básicos, que são carboidratos - presentes nas frutas, leguminosas, massas e farinhas -, proteínas - em derivados de animais, como leite, queijo, ovos, além de vegetais e soja -, gorduras, fibras alimentares e vitaminas e sais minerais".
Dieta da Contenção: pode-se comer de tudo, desde que com moderação. Opinião do endocrinologista: "Essa eu assino embaixo. Pode chamar de Dieta do dr. Hamilton também!".
Receitas de Jesus
Ele não conheceu essas receitas, mas será que as aprovaria?
Convidamos os chefs paulistanos Mellão e Raphael Despirite e a brasiliense Alice Mesquita para criar pratos a partir dos ingredientes existentes no início da Era Cristã. O resultado é bem pecaminoso... Confira nos próximos posts...
Via: Guia da Semana SP
Imagem da Santa Ceia: catolica.net
Gorete, que materia interessante.
So fiquei com uma coisa me incomodando: se a chefe que deu a receita da sopa de frutas eh de brasilia, pra que por o titulo em frances? ou sera que ela copiou a receita? ;-)
beijos!
Posted by: Fer Guimaraes Rosa | 25-09-2006 at 20:37