Malgrado a crítica sobre a culinária britânica, toda nação deveria adotar o modelo que está sendo implementado pelo Governo britânico, no âmbito das escolas. Na Inglaterra, a comida junk vem sendo eliminada, a dieta escolar vem se modificando, graças ao esforço do famoso chef Jamie Oliver e às novas normas obrigatórias na elaboração de cardápios, impostas pelo Governo nas escolas de toda a Inglaterra, estendendo-se a Gales e Escócia.
Agora, em vez de hambúrgueres e salsichas serão consumidos frutas, vegetais e peixe. A intenção é combater a crescente obesidade nas novas gerações, proibindo máquinas que vendem doces, batatas fritas e refrigerantes.
Tudo começou quando Jamie Oliver alertou sobre a má qualidade dos alimentos disponíveis nos colégios do país. Alarmado com os maus hábitos alimentares das crianças e adolescentes, Jamie iniciou um trabalho voluntário nas escolas, e conseguiu atrair a atenção do governo para o problema.
Será obrigatório nas escolas o consumo diários de frutas e hortaliças e, pelo menos uma vez em cada três semanas, algum peixe rico em gorduras ômega-3. Doces e refrigerantes serão substituídos por pão e água fresca, será abominado o sal, o ketchup e a maionese terão suas quantidades reduzidas. Mais de duas porções de alimentos fritos por semana, não. Em vez de batatas fritas, amêndoas e outros frutos secos sem sal.
O Governo britânico verificou uma incidência de até 30% no número de crianças com sobrepeso na faixa etária entre 2 e 15 anos, o que as coloca num grupo de risco vulnerável às doenças cardiovasculares e o câncer.
Imagem: BBC-Food.
deveriam fazer isso aqui tambem. acho que ate fazem, mas em escala pequena... beijos!
Posted by: Fer Guimaraes Rosa | 05-09-2006 at 11:07