Ao visitar Neuma Ramalho, uma amiga querida lá do meu interiorrr, e que aqui mora há quase trinta anos, tive a grata surpresa de ser recebida com uma sobremesa da boa lembrança: um doce exótico, escurinho, de sabor inusitado, meio apimentado, e muito popular nas bandas do semi-árido (onde nasci e morei alguns anos de minha infância e adolescência).
Não é doce de gergelim (espécie), mas parece. Ainda em sua embalagem típica e original - sempre em lata de alumínio do "Leite Ninho" -, adornado com castanhas de caju do sertão, o chouriço é um doce caseiro tradicional apreciadíssimo, principalmente, por pessoas simples, pois é feito com um ingrediente insólito e alto valor calórico, o sangue de porco. Talvez por isso, não é muito conhecido e degustado pelas gerações mais jovens, tornando-se também uma iguaria estranha e cada vez mais rara, até mesmo nas mesas do sertão nordestino.
Há algum tempo, publiquei aqui no blog um belo texto de Clotilde Tavares sobre o chouriço e o doce de gergelim, com receita e uma boa prosa.
Ver também:
Estranhas Iguarias - feito em casa
Festa, comida e identidade: o chouriço sertanejo, Maria Isabel Dantas(IFRN) - [email protected]
O Chouriço no Seridó: transformação do sangue em doce,
Maria Isabel Dantas.
Gorete, que doce interessante, sem falar no nome, que eu adorei! Fiquei muito curiosa pra experimentar. beijaoo
Querida Fer
espero, um dia, quem sabe, ter o prazer de apresentá-lo a vc, aqui. Bj
Posted by: Fer Guimaraes Rosa | 18-02-2007 at 14:12
Eu me lembro desse doce na minha infancia mas...não consigo a receita a minha carne predileta é porco e eu queria muito aprender a fazer o chouriço...vc sabe onde eu consigo a receita direitibho ?
ADOREI SEU BLOG !!!!!!!!!BJO!
Posted by: eDmilson | 01-08-2008 at 20:07
Boa noite: Desde minha infância procuro este doce, que quando criança chamávamos de "doce de espécie". Gostaria muito de entrar em contato com alguém que o fizesse ou, se fosse o caso, vendesse para podermos apreciar aqui em São Paulo. Se possível, entre em contato no email indicado. Ficarei muito grata pelo cantato. Parabéns pela iniciativa, já que, não podemos nunca perder nossas raízes. Um abraço. Aldezina
Posted by: aldezina lopes de paiva | 28-08-2008 at 21:40
nossa olhando esta foto do doce chouriço da vontade de comer a tela.gostaria de saber se tem algum jeito de comprar....a muitos anos atras eu comia este doce em rio grande do norte....eu era criança.hoje tenho 38 anos tenho uma vontqade imensa de poder saboriar novamente. estou gravida de 7 meses e ate hoje nao encontrei este doce aqui em sao paulo..........me socorre por favor...veja as fotos no meu orkut para confirmar a gravides ta .....obrigado desde de ja.
Posted by: Account Deleted | 07-01-2010 at 10:07
Aldezina,
Parabéns pelo bebê que está a caminho.
O único lugar, aqui pelo nordeste, que conheço, e que vende chouriço é o município de Sousa, na PB.
Sei, no entanto, que ele é apreciado em toda a região. Seu processamento, é bem complexo, envolvendo o trabalho de muitas pessoas, talvez por isso dificilmente o encontremos. Em Sampa, vc pode garimpar os grandes mercados ou feiras livres de produtros nordestinos.
Boa sorte na busca.
Bjs
Gorete
Posted by: Gorete | 08-01-2010 at 14:25
esse desse doce também é vendido nas lojas que vendem produtos do sertão lá em natal.
Posted by: alexandre | 04-04-2010 at 13:25
Sou baiana, assim como toda a minha família, mas moramos no Rio há mais de 50 anos. A minha mãe conta que comia este doce na infância e eu não acreditava.Se tiver oportunidade vou provar. Parabéns pelo Blog.
Iracema Franco
Posted by: Iracema Franco | 03-05-2010 at 17:32
Oi, gostaria que se possível mandasse p o meu e-mail a receita do doce de chouriço... Ficarei mto grata!
Paula Magalhães
Posted by: Paula Magalhães | 30-05-2010 at 16:05
Ai quanta saudades do tempo da minha infância. Onde tem chorisço gente,manda me o enderço urgente, deu uma vontade louca comer. Só que eu gosto é um pouco morno, mas...
Posted by: Nizete Menezes | 11-05-2011 at 02:15
Por favor, eu gostaria de obter a receita desta iguaria tão gostosa.
[email protected]
Posted by: Salete Bandeira | 02-06-2011 at 20:18