Meu tornedor ao molho madeira não tem imagem - pois, como já disse na prosa aí embaixo, minha câmera está de férias. Ademais, nesse período, travestida de estudante, os estágios na cozinha são vapt-vupt, mal tenho tempo de lavar as mãos e despir-me do avental, antes de sentar à mesa.
Como ia dizendo, não tenho flash do tornedor. Mas, posso garantir que ele tem alma e colesterol de sobra. Realmente, é preciso ser forte para resistir aos seus encantos, pois, ao final do processo de fabricação, e, consequente, absorção, pelo seu consumidor final, só restarão mesmo uma incômoda culpa no cartório e a inevitável malhação das calorias.
Todavia, quem quiser encarar...
Tempere cerca de 1,700kg de filet mignon cortado em tornedor ou medalhão (como preferir), com sal, pimenta-do-reino e molho inglês a gosto, furando-o com garfo. Circule as rodelas com fatias de bacon, prendendo-as com um palito. Reserve, deixando pegar o tempero, por cerca de 15 minutos. Frite os medalhões na manteiga até corar todos os lados. Reserve o fundo com os resíduos da fritura.
Faça um molho denso e aromático. Leve ao fogo 100g de margarina para derretar e, em seguida, polvilhe-a com 3 colheres de sopa de farinha de trigo, deixando corar, mexendo sempre. Acrescente, pouco a pouco, 200 ml de caldo da carne e o resíduo de fritura dos medalhões, mexendo bem até encorpar. Em seguida, acrescente 300 ml de vinho madeira ao molho e 6 colheres de vinagre balsâmico, mexendo bem até incorporar o molho, desligando o fogo e, em seguida, acrescentando 2 colheres de creme de leite sem soro, e uma porção de champignons. Use sal a gosto. Sirva com o medalhão.
Fico feliz por a ver entre nós, nas "Cozinhas do Mundo", querida Gorete. :-)
Esta receita é de babar!
Beijão de Portugal.
Posted by: Elvira | 28-05-2007 at 05:25
Assim, cheio de alma eh que eh bom!! ;-))
Saudades de voce, Gorete!
beijoooo...
Posted by: Fer Guimaraes Rosa | 28-05-2007 at 14:35
vc é muito bommmmmmmmmmmmmmmmmmm valeu pela dica...
Posted by: mauririo | 18-01-2009 at 11:58