Por Xico Vargas (Da série "bons petiscos")
O caminho que leva da cozinha à mesa por vezes se presta a confusões. Dia desses cruzava por uma daquelas ruas da Lapa (carioca) repleta de botequins e botei os olhos numa placa que tinha gravada a garantia de “Comida saborosa” encimando o cardápio do dia.
Segui em frente pensando se aquela afirmativa seria suficiente para encher a casa ou se alguém teria coragem de oferecer “Comida insípida”. Logo vi outra placa, que anunciava “Comida caseira” e fiquei curioso sobre as diferenças que poderia haver entre ambas.
Seria a “caseira” menos saborosa do que a “saborosa” que não se admitia caseira? Como estava sem fome, não descobri. Lembrei, porém, que o fim do verão abre a porta da cozinha a experiências tão caseiras quanto saborosas.
Uma delas, com a qual minha avó encheu de alegria uma geração de netos, é peito assado (no forno) com feijão manteiga. Pode não ser das barras mais leves a passar pelo prato, mas o bem que faz ao paladar e à alma vale o sacrifício de uma caminhadinha no dia seguinte. Não esqueça um bom tinto.
Peito assado com feijão manteiga
Ingredientes
Para 4 pessoas
1,5 Kg peito
500 g feijão manteiga
1 cenoura
200 g lingüiça calabresa
200 g paio
1 cebola média
2 dentes alho
3 ramos tomilho fresco
2 colheres (sopa) de sálvia fresca picada
2 folhas louro
8 grãos zimbro
1 colher (sopa)
3 colheres (sopa) azeite extra-virgem
Sal e pimenta do reino a gosto
Preparo
Depois de lavá-lo leve o feijão à panela de pressão com a lingüiça e o paio cortados em rodelas. Cozinhe em fogo alto por mais ou menos 20 minutos. Experimente. Se os grãos estiverem cozidos, transfira tudo para outra panela (se for de ferro é melhor), acrescente o louro, a cenoura cortada grosseiramente e mantenha fervendo. Quando completar uma hora, se não tiver engrossado retire da panela uma concha de grãos com algum caldo, bata no liquidificador e devolva à fervura. Como a lingüiça e o paio são salgados, raramente é necessário corrigir o sal. Pique muito bem a cebola e o alho, refogue o azeite, acrescente à panela e mexa algumas vezes.
Num pilão, misture bem o sal com o tomilho, a sálvia e o zimbro. Tempere o peito com a mistura e pulverize a pimenta do reino moída na hora. Enrole bem no papel celofane (torça e amarre as pontas do papel com firmeza) e leve ao forno pré-aquecido (250º) por 1h30. De preferência, acomode no tabuleiro sobre uma grelha. Ao final desse tempo, retire o celofane, deixando escorrer todos os líquidos no tabuleiro, e volte ao forno por mais ou menos 20 minutos para dourar. Corte em fatias com cerca de um dedo de espessura e leve à mesa muito quente, com o feijão.
Você pode acompanhar essa dupla com arroz branco, com couve cortada fininho e refogada no azeite, com uma farofa simples ou, se decidir pegar pesado para valer, com tudo isso.
Integralmente colado de no.minimo.com
Trata-se de uma homenagem pessoal, colar aqui o texto de Xico Vargas com a receita, porque fiquei sabendo que o blog no.minimo vai fechar, o que é uma grande pena.
eh como a historia do peixe fresco, ou ovos frescos. tem a opcao de nao-frescos?? ;-)
nossa, esse prato deve ser uma delicia! qual seria o feijao manteiga? um branco bem grandao?
beijo, Gorete! ;-*
Posted by: Fer Guimaraes Rosa | 26-06-2007 at 12:42