Resolvemos, democraticamente, que não faríamos ceia de natal em casa, por vários motivos. Estávamos um pouco cansados das obras na cozinha; somente no mês de dezembro, recebemos amigos para almoçar em, pelo menos, três ocasiões; nossos familiares que moram distantes [tenho apenas uma irmã em João Pessoa] anunciaram que só viriam no ano novo. Por essas e outras, decidimos que nossa ceia natalina não seria em casa, mas num restaurante recém-inaugurado em nossa cidade, o "Terraço Brasil - Cozinha e Arte".
Ninguém me falou, mas bem que achei o novo restô com uma proposta semelhante à do "Carpe Diem", de Brasília, como espaço de convivência abrangente. O Terraço é ambientado num antigo casarão, que sofreu uma bem sucedida adaptação, localizado na orla da praia de Cabo Branco. No mesmo espaço, em ambientes contíguos, são disponibilizados um serviço de choperia e bar, um espaço para os apreciadores de música ao vivo, e um restaurante à la carte.
Em seu interior, exposições e venda intinerantes de objetos de decoração, como móveis antigos e esculturas; nas paredes, telas e cerâmicas de renomados artistas plásticos, interagindo com a decoração da casa. Também se fala que o restaurante adota padrões internacionais de serviço, que inclui desde o atendimento até a acomodação dos alimentos. Utilizam-se câmaras frigoríficas, copas sujas e limpas, ambiente para repouso dos empregados.
Pensei que encontraria uma casa cheia, por isso fiz reserva antecipada. Jantamos, Elias, Pippe e eu, às dez, num clima tranquilo e de descontração. O cardápio era simples, sem surpresas, nada inovador, mas a comida estava deliciosa. Philippe comeu um salmão grelhado, Elias provou um peixe com legumes e eu comi um camarão ao molho de coco. Este, igualzinho ao que faço em casa, sem tirar nem pôr. Tomamos Elias e eu um vinho tinto da linhagem chilena Tarapacá e Pippe tomou Coca. Ao final, já esbaforidos de tanta comida, compartilhamos os três, uma cartola.
De resto, o que mais me chamou a atenção foi o bom gosto da ambientação, o conforto interno (salas climatizadas, nesse calor nordestino, são uma bênção) e as belas obras da hora.
Fotos: as 2ª e 3ª fotos são do blog da galeria de arte "Louro e Canela".
Querida Gorete,
Que bom poder ler voce outra vez por aqui!
Que sorte haver restaurantes abertos na noite de Natal. e esse eh LINDo, parece que se esta numa casa, nao num restaurante. Adorei tambem o estilo da sua nova ajudante! Esse aprendizado mutuo eh uma coisa realmente valiosa. Espero que o reveillon seja supimpa e que seu ano venha repleto de paz, saude e felicidade! um beijo,
Posted by: Fer Guimaraes Rosa | 28-12-2007 at 01:45
Feliz Ano Novo! Beijos.
Posted by: Elvira | 29-12-2007 at 04:12