Penso que, pela censura de meus fiéis leitores, posso até ser reprovada por falta atualização do blog, ou banida dos reservados de bate-papos. Relembro-lhes que continuo estressadíssima com as tarefas escolares e, quando sobra tempo para a cozinha, fico numa verdadeira afobação - a correria e a pressa dos meus comensais pelos pratos que eles já vêem prontos, têm dificultado o registro em fotos da minha culinária. Ainda levarei um tempinho nesse sistema. Pelos meus cronogramas, espero, até dezembro, poder largar a literatura técnica, quando pretendo defender a tese, e ficar totalmente free para esta literatura, a que me dá, realmente, muito mais prazer. Até lá, entretanto, continuarei a frequentar assiduamente meus ambientes favoritos, mas a produção aqui continuará em rítimo moderado.
Fiz esta salada para utilizar o queijo árabe Chancliche, que experimentei pela primeira vez. Alterei vários ingredientes da fórmula original. Ela resultou deliciosa porque ficou aromática e o emprego do tomate, pepino e coentro, atribuiu-lhe um sabor campestre. Uso o cheiro verde por ser usual aqui no nordeste, em vez de salsinha, indicada na receita. Usei mais orégano, apesar de o queijo que comprei já vir com zaatar, e pimenta branca, em vez da árabe.
Salada de Queijo Árabe
Ingredientes:
01 Chancliche de 200g
01 tomate grande
01 cebola média
01 pepino
02 rabanetes
01 maço de salsinha
01 colher de chá de zaatar ou orégano
Sal, pimenta árabe e azeite, a gosto.
Preparo:
Corte o queijo Chancliche em pedaços graúdos.
Tire as sementes e pique o tomate em pedaços pequenos.
Pique a salsinha, a cebola, o pepino e os rabanetes em pedaços pequenos.
Regue com azeite, tempere com sal e pimenta a gosto.
---------------------------------
Za'atar (em árabe), é um condimento salgado tradicional da cozinha árabe e libanesaa, mistura de ervas (principalmente tomilho e orégano), sementes de gergelim e sal.
Ola, sou eu de novo. Aquela que te achou por causa de um doce de banana.
Eu descobri seu blog e agora estou lendo tudo e curtindo. Descobri também que sua vida parece com a minha. Acabei defender minha tese (20 de agosto) e estive completamente alienada dos prazeres da vida. Para mim, que vivo Noruega, prazeres da vida significa boa comida, meu esforço diário de recriar aqui os sabores do Brasil que eu tanto amo (os sabores e o país). Loucura total aqui também, hora de escolher o que cozinhar e acaba tudo uma confusão pois a minha ansiedade é tanta que misturo pratos que não são misturáveis.
Outra coisa, como te falei, sou do Rio de Janeiro, aquela cidade tresloucada que hoje está tão diferente do Rio onde eu cresci. Mas ainda é meu centro, meu lugar no planeta, onde minhas cinzas serão jogadas ao vento.
Mas minha tese de mestrado, em geografia, foi sobre o semi-árido nordestino que eu amo tanto. Fiz pesquisa de campo no Ceará que amo de viagens e de cearenses inequesíveis.
Não vejo a hora de você acabar sua tese para voltar publicar mais.
Saúde e alegria,
Claudia
Posted by: Claudia | 24-08-2008 at 15:38
Hola,
Su blog ha captado nuestra atención por la calidad de sus recetas.
Agradeceríamos que lo registre en Ptitchef.com para poder indexarlo.
Ptitchef es un directorio que referencia los mejores sitios web de
cocina. Cientos de blogs ya se han inscrito y disfrutan de Ptitchef
para darse a conocer.
Para suscribirse a Ptitchef vaya a
http://es.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form o en
http://es.petitchef.com y haga clic en "Anade tu blog " en la barra la
parte superior.
Atentamente,
Vincent
Posted by: vincent | 05-08-2009 at 17:42
um muito bom
Posted by: Canecas Personalizadas | 17-08-2010 at 14:32