Penso que, pela censura de meus fiéis leitores, posso até ser reprovada por falta atualização do blog, ou banida dos reservados de bate-papos. Relembro-lhes que continuo estressadíssima com as tarefas escolares e, quando sobra tempo para a cozinha, fico numa verdadeira afobação - a correria e a pressa dos meus comensais pelos pratos que eles já vêem prontos, têm dificultado o registro em fotos da minha culinária. Ainda levarei um tempinho nesse sistema. Pelos meus cronogramas, espero, até dezembro, poder largar a literatura técnica, quando pretendo defender a tese, e ficar totalmente free para esta literatura, a que me dá, realmente, muito mais prazer. Até lá, entretanto, continuarei a frequentar assiduamente meus ambientes favoritos, mas a produção aqui continuará em rítimo moderado.
Fiz esta salada para utilizar o queijo árabe Chancliche, que experimentei pela primeira vez. Alterei vários ingredientes da fórmula original. Ela resultou deliciosa porque ficou aromática e o emprego do tomate, pepino e coentro, atribuiu-lhe um sabor campestre. Uso o cheiro verde por ser usual aqui no nordeste, em vez de salsinha, indicada na receita. Usei mais orégano, apesar de o queijo que comprei já vir com zaatar, e pimenta branca, em vez da árabe.
Salada de Queijo Árabe
Ingredientes:
01 Chancliche de 200g
01 tomate grande
01 cebola média
01 pepino
02 rabanetes
01 maço de salsinha
01 colher de chá de zaatar ou orégano
Sal, pimenta árabe e azeite, a gosto.
Preparo:
Corte o queijo Chancliche em pedaços graúdos.
Tire as sementes e pique o tomate em pedaços pequenos.
Pique a salsinha, a cebola, o pepino e os rabanetes em pedaços pequenos.
Regue com azeite, tempere com sal e pimenta a gosto.
---------------------------------
Za'atar (em árabe), é um condimento salgado tradicional da cozinha árabe e libanesaa, mistura de ervas (principalmente tomilho e orégano), sementes de gergelim e sal.
Recent Comments