Não é de admirar que ainda não tenha vindo fazer nosso relato de bordo. Quem freqüenta este recinto, sabe bem que sou a rainha da procrastinação. Além de deixar para amanhã o que poderia fazer hoje, sou sempre cheia de delongas. Qualquer pendência ou falta de dados já são motivos para deixar pra depois.
Devo ser a única pessoa que não faz o diário a bordo. Bom, pelo menos, passo a limpo depois... O certo é que não deixaria de colocar em dia a resenha - mais cedo ou mais tarde eu viria contar as aventuras pelas terras geladas.
Viajar, seja para onde for, para mim, é sempre um acontecimento. Com muito mais sentido, quando vou bem acompanhada de familiares ou amigos.
É uma regra que, creio, vale para todos os viajantes, ainda que alguns prefiram viajar solitariamente. Viajando em boa – bien sûr - companhia há com quem partilhar as emoções, espantos, sustos, despesas. Já viajar, no singular, pode ser oportuno em algum momento ou circunstância da vida, pode sugerir uma motivação especial, mas, via de regra, viajar sozinho não é “viajar” em toda a plenitude. A-go-ra... se, porventura, a companhia já não se prescreve como boa, é melhor se ligar no velho chavão: antes viajar só do que mal acompanhado.
Lembrando que viajei com marido e filho - e, portanto, a nossa experiência foi inesquecível! - o nosso roteiro foi bastante fragmentado. Em 17 dias, visitamos sete cidades da Europa, numa estação de temperaturas tipicamente severas – fria de doer. Felizmente, escapamos todos, e ainda temos maravilhas para contar.
Entonces... Farei um relato detalhado, com todo esforço para que não se torne cansativo – ai, coisa difícil – não o farei num só post, mas abrirei páginas especiais para cada trecho viajado. Na verdade, antes de publicar no blog, quase todas as informações já estariam descritas e organizadas em registros à parte; só não estão sistematizadas por datas, mas, assim o farei no blog. Ainda que as datas apareçam de modo retrospectivo. Relatando cada trecho na data em que aconteceu, tanto facilita a compreensão do leitor, como será útil para que eu mesma mantenha as lembranças vivas, sob o ponto de vista cronológico, ao longo da minha vida.
Quem me acompanha no Facebook, já viu quase todas as fotos. Vou trazê-las pra cá, de modo circunstanciado.
Incluirei muitos detalhes da logística, por serem importantes para quem deles necessita. Afinal, como uma virginiana de respeito, sou preocupada com cada pormenor, seja ligado à segurança, saúde, recursos, conforto e satisfação. Agendo e anoto tudo: datas, horários, custos, endereços, sites, faço checklists; guardo tudo: passagens, vouchers, tickets, comprovantes, cartões, embalagens, guardanapos, postais. Viro japonesa: fotografo tudo, gente, lugares, coisas, árvores, bancos, animais, postes, monumentos, até banheiro!
Essas informações são ilustrativas para quem não costuma viajar ou nunca foi a tal/tais lugar/es, e são estratégicas para quem está planejando sua viagem, sobretudo naqueles roteiros que percorri.
Prontos pra partida, pessoal?
Allez!
Posted by: Gorete | 27-01-2011 at 13:49
Posted by: celia | 25-01-2011 at 13:01