A Piazza di Spagna é um dos lugares mais agradáveis e badalados que conheci, até o momento, em Roma. A praça é um dos points mais animados da cidade, que movimenta os romanos e os turistas ao redor de sua fonte, ao longo de suas mega escadarias, e da Via Condotti - passarela mais elegante e chic da cidade, onde ficam as grandes e carésimas grifes, muito, muito, muitão além dos meus sonhos.
Em todo caso, vale a pena admirar, e se atualizar, vendo as tendências da moda e do design produzidos por marcas como Valentino, La Perla, Cartier, Prada, Dior, Bulgari. A rua, por si só, não apresenta nada de especial, além de prédios antigos, mas uma concentração de lojas de marcas de luxo. Vi muitas roupas e acessórios lindos, mas sequer ousei perguntar pelo preço de qualquer coisa.
As escadarias da praça escadas levam à igreja de Trinità dei Monti. Há no centro da praça uma fonte, no formato de um barco (Barccacia), que os romanos denominam de La Barcaccia, ou velha banheira, de onde jorra uma água cristalina refrescante apta para consumo. A fonte foi criada em 1627-1629, esculpida por Pietro Bernini, inspirada pela chegada à praça de um barco durante a inundação do rio Tibre no ano de 1598.
Amei o agito da Piazza di Spagna. Por mim, ficaria horas a fio, o dia inteiro, apenas me refrescando nos respingos d'água da fonte, apreciando o desfile da fauna - gente de tudo quanto é jeito, e como eu -, tomando sorvete um-depois-do-outro, e andando pra lá e prá cá, da Via del Corso para a Piazza di Spagna, parando de porta em porta nas maisons podres de chic da Via Condotti, para aliviar o cansaço e suspirar com os exageros do belo, do brega, do chic e do caro. Quanto luxo, benzadeus!
Piazza di Spagna, escadarias, com a perspectiva para Via Condotti
Na praça, o destaque de La Barccacia, point máximo de pura animação.
Abaixo, sequência de fotos das vitrines de lojas da Via Babuino.
Oh, gracinha! Uma das excentricidades.
Não basta ser amarelo para chamar atenção.
Vitrine kitsch numa loja chic da Via Babuino.
Piazza del Popolo
Elias à frente do Obelisco Flaminio, um dos 13 mais antigos de
Roma, construído no templo dos faraós Ramsés II e Merenptah,
e levado para Roma por Augusto.
Pausa per mangiare
O 06 Café foi uma das boas surpresas em Roma, embora as avaliações do Tipadvisor não o recomendem. Trata-se de um misto de wine bar, restô-pub, bistecaria e cozinha romana. Sinceramente? Nada de excepcional, mas gostamos da comida, do ambiente, atendimento e preço. Há mesas dispostas do lado de fora, onde sentamos, e foi muito gostoso ficar ali, papeando e nos refestelando com uma comidinha gostosa, tomando um vinho com massas, salada. Poderia ser chamado de escondidinho, devido à localização. Fica na Via del Leoncino, 38, uma das ruelas que tangenciam a Via del Corso, mas é difícil perceber que ele está lá. Gostamos. Não foi taaanto, mas ainda voltamos no dia seguinte.
Minha doce companheira de viagem.
Ainda vamos viajar muito juntas, minha sobrinha-flor! E vamos nos divertir horrores ao lembrar das nossas aventuras, dos sustos, mancadas, micos, e sonhar com toda sorte de lugares lindos e paradisíacos que ainda vamos conhecer. Perché, sì!
Pintor trabalhando em plena Via del Corso.
Comments