Chegando em Roma
Depois do dia (ontem) curtido em Lisboa, corrido e cansativo, embora agradável - por força da conexão da TAP, Recife-Lisboa-Roma -, finalmente desembarcamos em Roma, no aeroporto Leonardo da Vinci, mais conhecido como Fiumicino. Quem desembarca de vôos internacionais nas maiores companhias, provavelmente, o fará no aeroporto de Fiumicino, um município costeiro de Roma, que fica a 50 Kms do centro da cidade.
Contando as horas embarcadas com o dia passado em Lisboa, foram quase vinte e quatro horas “em trânsito”. Chegamos a Roma, feito zumbis, às 23h10, com pouco mais de quatro horas de voo, ansiosos por chegar ao hotel, e cair literalmente numa cama confortável.
Fomos surpreendidos com um aeroporto deserto, e todos os guichês de informações ao turista estavam fechados, onde não havia qualquer pessoa para nos informar sobre taxi, sobre a cidade, trajeto para o hotel, mapas, folhetos turísticos, nada. Não havia lanchonete ou restaurante aberto. Não havia viv’alma dentro daquele aeroporto.
Chegamos sem um mapa de Roma, pois, no Brasil, comprei apenas um da Itália. Não consegui nenhum local, nem carta de metrô. Contava em poder adquirir um imediatamente à chegada. Diferentemente do aeroporto de Lisboa, onde trocamos moeda, encontramos mapas e informações instantaneamente. Em Roma, talvez pelo adiantado da hora, tudo já havia encerrado – para a nossa insatisfação.
Ficamos receosos de contratar um taxi pirata, fora do aeroporto. Mas, não havia alternativa. Soubemos depois que o ponto oficial de táxi era mesmo na saída do aeroporto. De qualquer forma, sem saber disso, tivemos a sensação de estarmos nos submetendo à sorte, ao risco, e que estávamos prestes a embarcar numa aventura, tentando nos comunicar com os taxistas italianos, em português mesmo, ou em inglês.
Logo mostramos o endereço do nosso hotel, e fomos atentidos por um motorista sisudo, durante o percurso, todo o tempo, calado. Achamos longo o trajeto do aeroporto até a Piazza Bologna, onde se localiza o Hotel Laura, talvez por causa do cansaço da viagem, pelo silêncio, ou pelo enfrentamento da desconhecida noite romana. Meia noite em Roma, parecia plena madrugada. Nada parecido com as noites do Rio, de São Paulo, Paris. Ruas de Roma nos pareceram desertas, estranhas para nós, com pouquíssimo trânsito. E um motorista carrancudo.
Durante longo tempo do trajeto não consegui distinguir nada familiar na paisagem da cidade eterna. Não enfrentamos congestionamentos. Passávamos por auto estradas, vias expressas, túneis, longas alamedas. Passamos por algumas ruas com prédios de arquitetura antiga, mas nada ainda que lembrasse as imagens típicas da cidade italiana, tão decantadas em nossos livros de história, nos clássicos filmes italianos, ou nas antigas revistas de fotonovelas que eu tanto lia na adolescência. Por alguns momentos, passou pelas nossas mentes se aquele motorista estaria, realmente, levando-nos à Roma.
Foram quase trinta minutos de um trajeto sem sentido para nós, até que...'pera aí... eu vislumbrei, de relance, duas coisas: o Arco de Constantino e uma lateral do Coliseu. Foi muito rápido, mas o suficiente para relaxarmos. Estávamos, portanto, no coração de Roma.
Mas, indícios da direção da Piazza Bologna... nada. Havia trechos em que só víamos a escuridão ou as luzes dos túneis. Somente depois de 32 kms é que chegamos à desejada Piazza Bologna, ou Praça Bolonha, em bom português. E, logo vimos que, embora aquela área também parecesse deserta, na praça, ainda se podiam ver grupos de pessoas em altos e animados papos.
Colada à praça, avistamos imediatamente a estação de metrô Piazza Bologna, cuja entrada estava a dois metros da entrada do Hotel Laura. Que alívio! Chegamos.
Ciao, Roma!
-----
Atualizando (25.11.12):
Soube, pelo blog Fui e Vou Voltar, que a empresa Elmocar, pertencente a uma família brasileira e bem reconhecida pelos turistas, faz transfer e tours em Roma. Transfer do aeroporto de Fiumicino, porto de Civitavecchia, Citytours em Roma. Além de aluguel de carros e vans com motorista de língua portuguesa para viagens pela Itália.
Comments